Balanço, Antiguidades, Nomes e Fogo greguês

Balanço – O final de ano suscitou exame escrupuloso, análise dos fatos que caracterizaram o período. Os Estados Unidos viveram o ano dos assédios sexuais, dezenas de cavalheiros famosos perderam seus empregos acusados de assediar subordinadas, ou subordinados, como se fosse crime tentar comer uma coleguinha gostosa ou grande novidade cobiçar um coleguinha que leva jeito.

Assédio que felizmente ainda não chegou ao Brasil, poupando a demissão de muitos cidadãos poderosos que certamente assediaram a ministra Luislinda Valois, ex-PSDB.

Em contrapartida, o Grupo Gllobo aviadou-se de cabo a rabo, além de abjurar, em editorial vergonhoso, sua atuação política em 1964 e anos subsequentes.

Roberto Irineu veio com aquela conversa de 70 anos, como se tivesse feito alguma coisa, salvo engordar feito um porco, depois que trocou a mulher por uma irmã de caridade.

É o princípio do fim, que já acabou com organizações maiores e mais importantes, como o Império Romano. Abraçado a Pabllo Vittar, que não tem culpa de ter nascido Pabllo Vittar, o Grupo Gllobo chafurda na canalhice em que se meteu sponte sua, isto é, por sua própria iniciativa.

 

Antiguidades – Objetos antigos, de valor arqueológico, são cobiçados pelos melhores museus. Pena que os cavalheiros pós-idosos não valham um traque.

 

Nomes – Chama-se Bruno Aielo Macacari e tem 27 aninhos o meritíssimo juiz substituto da 1ª Vara de Entorpecentes em Brasília, DF. Nascido em Barra Bonita, SP, é filho de um advogado e uma professora. Contudo, o mesmo Google informa que o Dr. Macacari é juiz da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal. Têm sido dele, Dr. Macacari, as providências relacionadas com a prisão do deputado Paulo Salim Maluf na Papuda, em Brasília.

Barra Bonita é município próximo de Jaú. Abundam Macacaris em Jaú e Barra Bonita. Sobrenome original, posto que não soe bem no Brasil.

No Peru, o presidente Pedro Pablo Kuczynski indultou o ex-presidente Alberto Fujimori alegando que, aos 79 anos, Fujimori sofre de doença irreversível. Apelidado PPK, sem alusão à famosa pistola Walther PPF, utilizada por James Bond no filme “007 Contra o Satânico Dr. No”, o presidente Kuczynski é amigo do óbvio. A partir do dia em que nasce, toda pessoa é portadora de doença irreversível de resultado mais que previsível.

 

Fogo greguês – Inventado por monges bizantinos no século XI, o fogo greguês ou fogo grego é dotado de propriedade inflamatória quando em contato com a água.

Já o fogo feniano é composição incendiária em que uma solução de fósforo em sulfeto de carbono se inflama pela evaporação do solvente. Não deve ser confundido com o fogo peniano, que Houaiss se esqueceu de listar, fogo que entusiasma o bráulio nos grandes momentos da nacionalidade e da cidadania.

Assunto que veio à balha depois dos fogos de artifício espocados pela passagem do ano. Detesto foguetes barulhentos, mas admiro de longe os fogos de artifício, dispositivos pirotécnicos cuja combustão produz um efeito luminoso e colorido.

Morando em Itaipava, vizinho de fazendas de gente muito rica, assisti aos preparativos do espocar dos fogos pelo casamento da neta de um fazendeiro, industrial e banqueiro.

Uma semana antes da festa, o funcionário da indústria de Fogos Adrianino lá esteve para localizar o ponto do lançamento e fazer testes com os fogos do tipo daqueles que espocariam no dia do casório. Festa inenarrável. Uma lata de quilo de caviar Beluga no centro de cada mesa para 12 pessoas. Nunca bebi tanto champanhe numa só noite e acabei comendo caviar em colher de sopa, que a lata restava quase intacta no final da noite. Caviar só em blinis, panquecas russas; às colheradas soa e desce mal.

Como também acabou mal o casamento, que só durou seis meses.