Kusukela

Kusukela – Since 1868, a Biscuiterie Jules Destrooper produz biscoitos na Bélgica. Since é inglês, em francês é depuis e em zulu é kusukela, que em português significa desde.

Portanto, desde 1868 os belgas produzem um negócio chamado Almond Thins ou Pain Aux Amandes, biscoito que me faz bem à alma, talqualmente faziam as cervejas produzidas no Reino da Bélgica, país situado na Europa ocidental, membro fundador da União Europeia. Capital: cidade de Bruxelas, 11.35 milhões de habitantes (o país, não a capital), línguas oficiais francesa, neerlandesa e alemã. Capital de fato da União Europeia, Bruxelas tem cerca de 1.200 milhão de bruxelenses.

Considerando que o mundo inteiro fala inglês e quem fala neerlandês se vira em alemão, presumo que os belgas sejam fluentes em cinco línguas e têm uma safra de ótimos jogadores de futebol de diversas cores, dos louros mais brancos aos pretos nigérrimos. Com um tiquinho de “conjunto” papam a Copa da Rússia, deixando brasileiros, franceses, alemães e companhia a ver navios.

Por falar em Copa, existe algo mais esquisito do que o senhor Lionel Messi atuar pela seleção argentina? Lionel Andrés Messi Cuccittini nasceu em Rosário, Argentina, há 30 anos, como poderia ter nascido na China ou em Ruanda. Seu futebol foi burilado em Barcelona, na Catalunha, que, por enquanto, pertence à Espanha. Portanto, Messi deveria atuar pela seleção espanhola como o senhor Diego da Silva Costa, nascido há 29 anos em Lagarto, Sergipe, Brasil. Naturalizado espanhol, Diego Costa defende a seleção daquele país.

Por derradeiro, uma explicação: as cervejas belgas continuam imbatíveis, mas parei de beber há coisa de dois anos.