Fake News

Fake News – Sendo Fake a notícia é falsa. De tudo que se escreveu sobre o assunto, uma verdade se destaca: vamos ter que conviver com as Fake News, como convivemos com as mentiras desde que o mundo é mundo. A era digital só fez espalhar pelo planeta, na velocidade da luz, as mentiras que circulavam nos bairros e demoravam meses, anos, séculos para chegar a determinados lugares.

Abnuo dos que dizem ser possível combater as Fake News. Abnuindo, apresento ao caro e preclaro leitor de blogues o verbo abnuir, em nosso idioma desde 1949, puro latim: abnùo,is,ùi,útum,ère ‘sinalizar com a cabeça para recusar, sinalizar que não com a cabeça’, daí: ‘negar, recusar, não consentir’.

Descobri abnuir anteontem, por acaso, no Houaiss eletrônico, e fiquei fascinado. O site “O Antagonista” poderia chamar-se “O Abnuente”, considerando que abnuente, adjetivo de dois gêneros, é “aquele que abnui ou discorda”.

Nota: escrevi este suelto às 8h da manhã de quarta-feira. Às 10h, quando recebi o Estadão, vi que o doutor Karnal também cuidou das Fake News. Fê-lo com sua imensa cultura, enquanto não passo de modesto ex-produtor de leite nas Serras Fluminenses.

Por derradeiro, observação de uma jovem parenta depois de entornar duas garrafas de espumante gaúcho: “O Moët é dispensável; basta o Chandon”.